segunda-feira, maio 17, 2004

25, quase 26

Sexta-feira, dia mundial do Happy Hour. Sentados num bar da Cidade Baixa, Alê, Osmar, Cláudio e Buba conversam animadamente. Após passada a fase de falar mal dos outros, de rir muito das piadas mais sem graça do planeta e de fazer confissões que nem o analista ouve entra em cena aquele constrangedor silêncio (sinal divino para pedir a conta e ir embora). Mas Osvaldo se vira para a Buba e dispara:

- Buba, quantos anos tu acha que eu tenho?
- Sei lá....uns.....vinteepoucos.
- Vinteepoucos é muito amplo. Eu tenho cara de que idade?
- 28 – dispara Buba sem dó nem piedade.
- 28? Bhá, bem longe dos “vinteepoucos”.... responde Osvaldo ajeitando-se na cadeira como num solavanco.

O silêncio que era constrangedor, agora vira tenso. Todos olham para Osvaldo esperando a sua reação. Alê fica com a mão em riste, tentando pedir a conta para encerrar aquela situação, mas nenhum garçom o atende. Osvaldo continua:

- Tu não é nada perceptiva...
- Eu sei dizer a idade de qualquer pessoa apenas olhando para ela.
- A é? Então quantos anos tu achas que eu tenho? – indaga Buba também se ajeitando na cadeira.

Osvaldo olha para os lados e se sente ameaçado. Um número, um número....qual número? Ele pode fazer o que todos os homens fazem neste tipo de situação: pensa numa idade real e diminui uns 4 ou 5 anos só para ver aquele sorriso da “presa”. Depois de todo o processamento aritmético, daria uns 20 anos. Mas agora ele estava acuado. Não sabia se tentava prolongar a noite com a Buba ou ganhava o desafio.

- 25, quase 26. Na tampa! Bradou Osvaldo, jogando-se para trás e abrindo os braços para receber os louros da vitória.
- Tu tá louco? Está dizendo que eu tenho um quarto de século? Grita Buba, já se levantando da mesa.
- Além de indelicado, ainda me trovou que sabia as idades das pessoas apenas olhando. Que absurdo!
- Como assim? Pergunta Osvaldo tentando contornar a situação.
- Eu tenho só 23. v-i-n-t-e-e-t-r-ê-s! Aliás, as pessoas me dão no máximo 20! Responde Buba, pegando a bolsa para ir embora.
- É....eu sei.... – murmura Osvaldo antes de sua última frase da noite.
- Garço-om!, a conta por favor.

2 comentários:

Anônimo disse...

...comédia isso...mas quanto stress por causa da idade...sinda se fosse 50...rsrs
Conatenante
concatescencias.blogspot.com

Marcelo Aimi disse...

Comédia nada....vai errar a idade de alguma mulher(para mais!). É quase um crime