quinta-feira, maio 20, 2004

zero a zero

Ontem eu estava assistindo ao jogo entre Grêmio e Flamengo pela Copa do Brasil. Daqueles truculentos, chatos com final completamente previsível, hollywoodiano. Por volta dos 30 minutos do segundo tempo, o Grêmio jogava tão mal que já estava torcendo para o Flamengo fazer gol.

Toda a situação me fez lembrar do “Choquinha”, camisa 9 do Gramulhões Futebol Club. Centroavante goleador, fora contratado junto à Sociedade Atlética Morungava para disputar a final do varzeano contra o Grêmio Riachuelo.

Era mais ou menos 40 minutos do segundo tempo. Zero a zero. A torcida do Gramulhões muito irritada com a atuação do Choquinha. A estrela, especialmente contratada para o jogo, mal havia tocado na bola. Inadmissível um crioulo daquele tamanho não dar um chute em gol. Alguns torcedores o defendia dizendo que o time não havia jogado para ele. Outros culpavam a falta de entrosamento.
O técnico do Gramulhões que estava à beira do gramado e de um ataque dos nervos, gritava muito:

- Vai Choquinhaaaa!
- Chuuuuta Choquinha! Que m... Choquinha...

Já nos descontos, Choquinha recebe livre. É a última chance do jogo. Antes de partir para o gol adversário, ele olha para o técnico gordo que transpirava e gritava muito. Pára a bola, vira o corpo e parte contra o próprio gol. Ninguém entende nada. Os adversários param. Os companheiros param. O estádio todo pára. O goleiro de seu time (um alemão de quase dois metros de altura) não sabe o que fazer. Se ele derrubar Choquinha será pênalti? Na dúvida partiu para cima do centroavante. Com um drible desconcertante Choquinha deixa o goleiro sentado e empurra a bola para as redes. O árbitro aponta para o centro do gramado. Nenhum jogador vibra. As duas torcidas estão atônitas. Apenas o Choquinha comemora. O Riachuelo é campeão.

Antes de cair a ficha na torcida do Gramulhões, ele desce correndo para o vestiário. Antes de entrar, dá de cara com o treinador desconsolado que pergunta:

- Por que isso.....Choquinha?
- Cara, eu odeio zero a zero...teu time é muito ruim, tu é muito chato e meu nome é Joquinha. Com jota! JOquinha. - Gritou o jogador, empurrando o técnico e sumindo da cidade.

Quem dera o “Choquinha” estivesse em campo no jogo de ontem...

2 comentários:

Anônimo disse...

Ae Marcelo muito legal. Tu é colorado?

Marcelo Aimi disse...

Não, não sou colorado....